domingo, 5 de agosto de 2012

CHAGAS BATISTA (NOSSO VICE): “Um filho da revolução social”

Chagas Batista com a família

“Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário.” 

Alegria de viver e lutar

A frase acima foi escrita há exatos há 47 anos, em uma noite de constatação óbvia de um futuro trágico, mas mesmo assim é tão atual quanto 2012 e tão motivadora como um alento para alma. Poderia ter sido escrita para qualquer pessoa, inclusive para os sonhadores da atualidade, mas não poderia jamais ter sido escrita por qualquer um. Foi escrita por um jovem de 39 anos que sabia que a vida tinha dias contados, mas que guardava intacta a certeza que o sonho é imortal. Ernesto Che Guevara escreveu este trecho na carta de despedida aos filhos enquanto já era foragido por conta de seus ideais políticos. Quase 50 anos depois eu sinto que a carta, se tivesse por ventura se perdido no trânsito, poderia ter caído nas mãos de um “outro filho da revolução social”. 

Em momentos de descontração

A carta poderia ter sido endereçada a Chagas Batista, na cidade de Tarauacá. A inquietude contra as injustiças cometidas contra o ser humano, a luta pela modificação social através de um ideal que não admite radicalismo e sim uma luta pontual, ponderada e constante é a marca de Chagas Batista, líder do PC do B, que aprendeu ouvindo o próprio coração e a voz social que ter ideais é a única maneira de se manter de pé e incorruptível quando o mundo político se transforma em uma guerra de interesses sem fim. Chagas Batista mantêm nele mesmo os mais belos ideias revolucionários. 

Várias versões aparecem a respeito de um homem que escolheu a vida pública, mas uma coisa os afetos e desafetos de Batista dirão em coro: ele é coerente na vida pública. Eles mantêm intacta a inquietude por dias melhores para Tarauacá. 

Com crianças indígenas

Vereador por três mandatos, vindo do movimento estudantil, baluarte da organização dos produtores rurais, gestor na Seaprof de Tarauacá, Batista aprendeu por experiência própria que é preciso conhecer de perto os problemas sociais se quiser ser um representante de classes. O ar contemplativo de Batista é o ar de um homem que desde os 20 anos aprendeu a ouvir, a entender, a tomar para si as injustiças que afeta o próximo. “Não existe maneira de querer representar alguém se você não tiver a sensibilidade de entender o que se passa com ele.”, diz. 

Filhos

Chagas Batista, 50, com quase três décadas de dedicação aos movimentos sociais, desenvolveu e mantêm com zelo essa afinidade. Em nome da luta contra as injustiças que assolam Tarauacá, os desmandos que tomaram conta do município e a falta de respeito contra os cidadãos, Chagas Batista aceitou o desafio de ser vice na chapa encabeçada por Rodrigo Damasceno. Batista coloca em 2012 sua biografia política comprovada a disposição da população de Tarauacá para construir, juntos um novo momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário