sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Cacique da Aldeia 27 declara apoio da Comunidade à Doutor Rodrigo e Chagas Batista

Doutor Rodrigo, Cacique Assis e Chagas Batista
O Cacique Assis Kaxinawá e toda a comunidade da aldeia 27, decidiram abandonar os adversários e seguir juntamente com com Doutor Rodrigo e Batista rumo à Prefeitura de Tarauacá.

"Nós não somos uma comunidade indígena isolada. Hoje nós precisamos dos serviços públicos assim como o homem branco. E quem tem nos ajudado muito nesse sentido é o Governo do Estado. Vamos seguir com o Projeto do Doutor Rodrigo porque consideramos o melhor para as comunidades indígenas e para toda a cidade de Tarauacá." Com essas palavra o Líder da aldeia Indígena sela o apoio à campanha do 13. 

Aldeia 27 - Uma tradicional comunidade dos Índios Kaxinawás, composta de 28 famílias e uma população de quase 128 índios, distribuídas numa área de 305 hectares.  Para se chegar até a aldeia, caminhamos cerca de cinco kilômetros de carro pelo ramal totalmente recuperado, que começa próximo à “Estaca Zero”, saindo da BR 364.


Aldeia 27, na verdade é ALDEIA PINUWA que na língua dos Kaxinawás significa Beija-Flor. O nome Aldeia 27 provém do igarapé 27 fica localizado dentro da comunidade. Os indígenas não sabem o significado deste nome, pois, quando ocuparam a região, o igarapé já era conhecido como 27 nomes dado pelos brancos.

Atualmente, a comunidade conta com energia elétrica, internet, sinal de celular, um sistema próprio de tratamento e distribuição de água potável, 10 açudes, uma escola, professor e agente comunitário de saúde da própria comunidade, criação de peixes, aves, plantação de frutas, legumes e verduras para o consumo e comercialização.

Assis Kaxinawá, que comanda a aldeia há mais de 10 anos e em 2010, se tornou muito conhecido da sociedade tarauacaense no episódio em que liderou os índios da aldeia na ocupação do acampamento do Deracre em Tarauacá. Segundo Assis está nascendo uma nova concepção de organização da comunidade. “Apesar de estarmos localizados muito próximos à cidade, diminuímos o alcoolismo dentro da comunidade em 95%, estamos reflorestando as áreas desmatadas, fortalecemos a produção de nosso artesanato, fundamos um grupo de jovens que celebram a vida através da arte e de cantorias e estamos resgatando nossa cultura utilizando as tecnologias dos não índios”

Assis disse finalmente, que o sonho da comunidade é a construção do espaço chamado Cupixáu. No dia 31 de dezembro é realizada a Festa Tradicional da aldeia onde se comemora também o aniversário do cacique. São vários dias de festas para todos os habitantes da aldeia e convidados de outras localidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário