terça-feira, 21 de agosto de 2012

Batista fala sobre sua viagem ao Rio Tarauacá

"No caminho proposto para trilhar o sonho de chegarmos à prefeitura de Tarauacá temos nos proposto a percorrer caminhos longos, intensos, povoados de significados. A disputa eleitoral nos proporciona uma imensa oportunidade de um encontro profundo com nossas raízes. Foi assim para mim a viagem de 04 dias que fiz pelo rio Tarauacá." 

"Não foi uma agenda política, foi um encontro com minha identidade. Como tudo isso tem valido a pena e acreditamos que valerá mais ainda no dia 07 de outubro quando a população de Tarauacá for às urnas escolher seus novos governantes. É uma nova chance para Tarauacá e em nome disso seguimos trilhando caminhos, saudando velhos amigos, fazendo novos e reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento de nosso município." 

"Foi munido nesta missão que na última quinta-feira (16) subi o rio Tarauacá para uma gratificante viagem que me levaria até a divisa com o município do Jordão. No primeiro dia, sol escaldante sob a cabeça de três viajantes, eu, Jairo ( motorista) e Jardy,nosso fotografo. O barco seguia seu percurso, nós seguíamos nosso caminhos e como testemunha apenas as andorinhas que acompanhavam em seus voos rasantes." 

"A saudação inicial não poderia ter sido melhor. O povo acompanhado de suas crianças iam até os barrancos do rio ver o barco que seguia com sua bandeira vermelha tremulante. Sinal de persistência, de sentido e de propósito de nossa campanha. Já era noite quando chegamos ao seringal América, nosso primeiro pouso de uma viagem intensa e produtiva." 

"Somente na manhã de sexta-feira (17) que chegamos ao Seringal Tamandaré, local onde nasci. Foi um encontro com as raízes e o lugar marcado para o encontro com um camarada de inestimado valor, Elson Farias, candidato do PC do B que concorre a prefeitura do Jordão. O encontro não poderia ter ocorrido em lugar melhor. Local cheio de significados, marcado pelo retorno as raízes de tanto me orgulho e de que sempre irei de me orgulhar. Muitas lembranças bateram fortes. A boca fria da estrada, as pescarias todas as tardes para conseguir o jantar, as caçadas e as pastoras. As lembranças do meu pai me tocaram ainda mais forte. A dedicação e o zelo no trabalho e nos compromissos era uma de suas características mais marcantes."

"Exatamente no lugar da velha casa que morei foi montado um palco improvisado em cima de um barco em construção onde pudemos discursar para nosso povo e naquele momento tive certeza que só mesmo tendo orgulho do seu passado, do seu povo é que se pode construir uma representatividade legitima. Esses valores que me fazem como sou me foram inseridos na alma há muito tempo atrás. Naquele momento recordei de tantos detalhes do meu pai." 

"Manoel Avelino Lopes, meu saudoso pai, cultivava alguns hábitos que o faziam singular. Não dormia sem camisa, ao comia carne dia de sexta-feira, não mergulhava no rio sem fazer o sinal da cruz, não fazia dividas que não pudesse pagar. Um homem disciplinado que cultivava religiosamente hábitos e valores de ser um ser humano que procurava antes de tudo ser correto. Meu pai era do tempo em que palavra de um homem valia mais que um cartão de credito. A palavra tinha muito valor. Foi neste tempo e por este homem que meu caráter começou a ser desenhado.No discurso que proferi para os moradores e participantes da reunião foi impossível não cita-lo como exemplo. É mais que um exemplo. É uma referencia."

"A reunião em Santa Maria foi encerrada com a celebração de um compromisso entre Elson Farias e eu. “ Fica proibido o uso da palavra esquecimento, e as promessas enganosas. A partir desse momento o compromisso será vivo e transparente como o rio Tarauacá, suas praias e tronqueiras e nosso coração fará morada neste lugar” juramos."

"Depois de Santa Maria voltei para o seringal União, onde realizamos reunião na casa do presidente da associação da comunidade, Raimundo Cavalcante. Lá pernoitamos. No dia seguinte visitamos as aldeias Mucuripe, Povo Junto e Agua Viva, em todas realizamos reuniões sendo sempre recebidos com festas e manifestações de apoio."

"No último dia realizamos reunião na comunicade Sacado e recebemos apoio do presidente da associação, Rocir da Silva. A viagem ao Rio Tarauacá foi encerrada na comunidade Terra Firme com visita ao legendário fundador do PC do B, Raimundo Arcanjo. Cheguei a cidade convencido que grandes ondas vermelhas estão dando a cor e o rumo que seus habitantes já escolheram. A nós, resta segurar firme no leme e seguir viagem até a vitória."

Escrito por Chagas Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário